Seguidores

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vamos fazer meias Cap.1

Vamos começar uma meia pela ponta do pé?
Quem quiser participar e só entrar na roda.
Eu vou fazer uma p/mim com lã bem grossa que é meia p/dormir vou usar a Giorgio da Aslan, quem quiser participar pode escolher lã mais fina pois existem várias lãs baratinhas que dão excelentes meias p/dormir Sugestões de lãs: família, fama, sedificada, mollet, cuba, Harmonia da aslan, a Aslan também vende pela net,
Aslan
bazar horizonte aqui no bazar horizonte vc compra uma lã maravilhosa que eu não sei se é apropriada p/ fazer meias mas dá uma meia com um visual lindo o nome da lã é Foffy (eu sei disso porque algumas das amigas do grupo já usaram p/meias e ficaram simplesmente maravilhosa) vc clica em Bazar horizonte e lá vc coloca na busca lã Foffy.
Contém: 350m 100 gramas Fabricante Qualifios
E também pra quem gosta de passear pela 25 de Março tem outras lãs
fora todas aquelas que eu citei acima tem a D'Primera a Mollet, lembrei de mais uma que usei e gostei é da Cisne Elegance, tem também da sublime que a Márcia Mitricot usa e adora, a Le mont um pouco seca mas quebra um galho, a Mônica do eu tricoto também postou uma meia com uma lã nova que faz listras é o fio Graça da círculo ela usou e aprovou 100 gramas deram p/ fazer um par tamanho 35. Todas elas com exceção da sedificada são 100% acrílico. Vc pode também optar por uma lã melhor e mais cara no caso lã pura mais aí vai por conta do bolso um novelo de 100 gramas custa 56,00 reais isso se o preço já não subiu por conta do dólar, tem também a ecolana da aslan que custa 75, reais um pacote com cinco novelos de 100 gramas ou a oxford que custa 66 reais (eu coloquei mas, fiz uns testes e não acredito que se possa usa-la p/fazer meias ela tem um toque macio mas, é fragil p/meia não aguentaria o atrito dos pés mesmo sendo só para dormir,) o pacote com 5 novelos de 50 gramas. Eu nunca usei nenhuma das duas p/fazer meias mas são materiais de qualidade, a Ecolana é Alpaca e a Oxford e lã angorá e merino. Agora é consultar o bolso e ver se vale a pena. Acho que se for pedir lá fora que tem lãs especiais p/meia não vai sair mais barato portanto vamos pensar. Regia Silk essa por enquanto só lá fora é própria p/meia 55% merino wool, 25% polyamida, 20% silk; 219yd/200m por 50g não sei dizer quanto vai porque nunca usei.
Então vejamos que número eu calço 33, e vc?
Se o meu número é 33 e eu vou usar uma lã bem grossa, então eu só preciso de 10 pontos em cada agulha. Total de 20 pontos.
Eu comecei fazendo o Magic Cast on, neste http://www.youtube.com/watch?v=ZsNtjRJK9AM&feature=player_embedded
 magic cast on
Fotos magic cast on vc entra e vê uma sequência de fotos que também dão uma excelente ideia do que é o magic cast on
Figure 8 Cast On Aqui ela faz em duas agulhas de 2 pontas mas, é a mesma coisa em duas circulares.
Figure-8 Cast On on 2 Circular Needles
Feito a primeira carreira nós vamos tricotar mais 3 p/perfazer um total de 4 carreiras vc, pode por mais 2 carreiras se quiser um bico maior eu faço quatro carreiras e então começo os aumentos.
Depois da 4 carreiras nós vamos fazer 1 ponto meia um aumento que pode ser este ver vídeo
aqui isso é claro se vc não souber fazer os aumentos. também tem outro
aqui Quem já sabe não precisa, aprendemos à fazer os aumentos então vamos em frente já fizemos um meia e 1 aumento agora vamos até faltar 1 p/aí fazemos outro aumento e tecemos o ultimo ponto tinham 10 pontos agora temos 12. Fazemos a mesma coisa na outra agulha tece 1, faz 1 aumento tece até faltar só um e faz + 1 aumento =12 pontos.
Próxima carreira tudo em tricô sem aumento. Na seguinte repete a que nominalmente seria a quinta carreira pois nós fizemos 4 carr. e começamos os aumentos então a dos aumentos é a quinta carreira. Vc segue assim tecendo sempre uma carr. com aumento uma sem aumento, normalmente as pessoas em receitas fazem 5 aumentos que sendo 2 aum em cada agulha acaba dando um total de 4 aumentos pelas duas agulhas dão um total de 5X2=10 então fico com trinta pontos na agulha nas 2 é claro. É claro que tudo isso é se a lã for grossa como as que eu citei acima se a lã for fina ou seja apropriada p/meia muda tudo e é preciso fazer alguns cálculos p/chegar aos números corretos (terá que ser feito uma amostra) com a lã eu já usei lã mais fina e de preguiça de fazer amostra fui no chute em vez de 10 em cada agulha eu coloquei 12 ou até 14 com o mesmo número de aumentos e deu certo mas, aconselho quem quiser fazer uma meia bem feita que fique certinha no pé faça amostra com a lã que vai usar. Logo eu começo à colocar as fotos de como vai caminhar a nossa meia Bom eis aqui a foto prometida dos primeiros pontos na agulha. 10 pontos, em cada agulha.
Aqui depois da primeira volta.
Aqui o avesso do trabalho.




Aqui duas fotos depois do primeiro aumento nas duas agulhas 11 pontos en cada agulha. Daqui p/cima agora é só ir fazendo como eu já disse acima 4 aumentos sendo dois em cada agulha no começo, depois do primeiro ponto e no fim um aumento antes do último ponto. Faz assim até completar o número suficiente p/ o tamanho do pé e depois continua em circulo até chegar como na postagem 2.

9 comentários:

Olivia Claudia disse...

O link Renaissance não tá funcionando ;(
Mas amei você ensinar as toe-up! Penei demais pra aprender e pra ver que nem era tão complicado assim ;)
bjs e vou acompanhar esse post de pertinho ;)
AH! O brilho da meia do marido é por conta do flash da máquina e da lã ser uma espécie de Sedificada ;)
E você tem razão: tá passando da hora de euzinha ter uma meinha ;)

disse...

O que?!! menina prendada!! adorei sua aula, perfeita!!! preciso ler com mais calma... você tá demais:))
bjinhos

Monica disse...

Oi Geni, vou fazer meias com vc!!!!!
bjos

COMESSINHO disse...

Oi Geni vou fazer as meias com vc se eu conseguir acompanhar , bejusssssssss milllll Teka

ELENA disse...

Geni ,vou imprimir para estudar ,eita menina danada hein!!BJUS!!

ELENA disse...

Geni, fiz os sapatinhos com lã familia,agulhas 4mm ,obrigada pela visita !

elaine masc. disse...

Olá Geni,vou tentar seguir s\ aulas,vc.é incrivel,bjs.

Márcia disse...

Vamos sim. Que legal essas dicas todas! Eu ainda não fiz meia toe up. Saudades de vc Geni!!! Beijão!

Joana disse...

Oi Geni, a pantufa joaninha que eu fiz foi para um pé tamanho 38. Mas para essa receita depende da linha. Eu tenho uma tabela em algum canto sobre conversão de numeros para centimetros, vou ver se acho e publico no blog porque vai ajudar muito. Bjs
Joana