Seguidores

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vamos fazer meias Cap.1

Vamos começar uma meia pela ponta do pé?
Quem quiser participar e só entrar na roda.
Eu vou fazer uma p/mim com lã bem grossa que é meia p/dormir vou usar a Giorgio da Aslan, quem quiser participar pode escolher lã mais fina pois existem várias lãs baratinhas que dão excelentes meias p/dormir Sugestões de lãs: família, fama, sedificada, mollet, cuba, Harmonia da aslan, a Aslan também vende pela net,
Aslan
bazar horizonte aqui no bazar horizonte vc compra uma lã maravilhosa que eu não sei se é apropriada p/ fazer meias mas dá uma meia com um visual lindo o nome da lã é Foffy (eu sei disso porque algumas das amigas do grupo já usaram p/meias e ficaram simplesmente maravilhosa) vc clica em Bazar horizonte e lá vc coloca na busca lã Foffy.
Contém: 350m 100 gramas Fabricante Qualifios
E também pra quem gosta de passear pela 25 de Março tem outras lãs
fora todas aquelas que eu citei acima tem a D'Primera a Mollet, lembrei de mais uma que usei e gostei é da Cisne Elegance, tem também da sublime que a Márcia Mitricot usa e adora, a Le mont um pouco seca mas quebra um galho, a Mônica do eu tricoto também postou uma meia com uma lã nova que faz listras é o fio Graça da círculo ela usou e aprovou 100 gramas deram p/ fazer um par tamanho 35. Todas elas com exceção da sedificada são 100% acrílico. Vc pode também optar por uma lã melhor e mais cara no caso lã pura mais aí vai por conta do bolso um novelo de 100 gramas custa 56,00 reais isso se o preço já não subiu por conta do dólar, tem também a ecolana da aslan que custa 75, reais um pacote com cinco novelos de 100 gramas ou a oxford que custa 66 reais (eu coloquei mas, fiz uns testes e não acredito que se possa usa-la p/fazer meias ela tem um toque macio mas, é fragil p/meia não aguentaria o atrito dos pés mesmo sendo só para dormir,) o pacote com 5 novelos de 50 gramas. Eu nunca usei nenhuma das duas p/fazer meias mas são materiais de qualidade, a Ecolana é Alpaca e a Oxford e lã angorá e merino. Agora é consultar o bolso e ver se vale a pena. Acho que se for pedir lá fora que tem lãs especiais p/meia não vai sair mais barato portanto vamos pensar. Regia Silk essa por enquanto só lá fora é própria p/meia 55% merino wool, 25% polyamida, 20% silk; 219yd/200m por 50g não sei dizer quanto vai porque nunca usei.
Então vejamos que número eu calço 33, e vc?
Se o meu número é 33 e eu vou usar uma lã bem grossa, então eu só preciso de 10 pontos em cada agulha. Total de 20 pontos.
Eu comecei fazendo o Magic Cast on, neste http://www.youtube.com/watch?v=ZsNtjRJK9AM&feature=player_embedded
 magic cast on
Fotos magic cast on vc entra e vê uma sequência de fotos que também dão uma excelente ideia do que é o magic cast on
Figure 8 Cast On Aqui ela faz em duas agulhas de 2 pontas mas, é a mesma coisa em duas circulares.
Figure-8 Cast On on 2 Circular Needles
Feito a primeira carreira nós vamos tricotar mais 3 p/perfazer um total de 4 carreiras vc, pode por mais 2 carreiras se quiser um bico maior eu faço quatro carreiras e então começo os aumentos.
Depois da 4 carreiras nós vamos fazer 1 ponto meia um aumento que pode ser este ver vídeo
aqui isso é claro se vc não souber fazer os aumentos. também tem outro
aqui Quem já sabe não precisa, aprendemos à fazer os aumentos então vamos em frente já fizemos um meia e 1 aumento agora vamos até faltar 1 p/aí fazemos outro aumento e tecemos o ultimo ponto tinham 10 pontos agora temos 12. Fazemos a mesma coisa na outra agulha tece 1, faz 1 aumento tece até faltar só um e faz + 1 aumento =12 pontos.
Próxima carreira tudo em tricô sem aumento. Na seguinte repete a que nominalmente seria a quinta carreira pois nós fizemos 4 carr. e começamos os aumentos então a dos aumentos é a quinta carreira. Vc segue assim tecendo sempre uma carr. com aumento uma sem aumento, normalmente as pessoas em receitas fazem 5 aumentos que sendo 2 aum em cada agulha acaba dando um total de 4 aumentos pelas duas agulhas dão um total de 5X2=10 então fico com trinta pontos na agulha nas 2 é claro. É claro que tudo isso é se a lã for grossa como as que eu citei acima se a lã for fina ou seja apropriada p/meia muda tudo e é preciso fazer alguns cálculos p/chegar aos números corretos (terá que ser feito uma amostra) com a lã eu já usei lã mais fina e de preguiça de fazer amostra fui no chute em vez de 10 em cada agulha eu coloquei 12 ou até 14 com o mesmo número de aumentos e deu certo mas, aconselho quem quiser fazer uma meia bem feita que fique certinha no pé faça amostra com a lã que vai usar. Logo eu começo à colocar as fotos de como vai caminhar a nossa meia Bom eis aqui a foto prometida dos primeiros pontos na agulha. 10 pontos, em cada agulha.
Aqui depois da primeira volta.
Aqui o avesso do trabalho.




Aqui duas fotos depois do primeiro aumento nas duas agulhas 11 pontos en cada agulha. Daqui p/cima agora é só ir fazendo como eu já disse acima 4 aumentos sendo dois em cada agulha no começo, depois do primeiro ponto e no fim um aumento antes do último ponto. Faz assim até completar o número suficiente p/ o tamanho do pé e depois continua em circulo até chegar como na postagem 2.