Seguidores

sexta-feira, 6 de março de 2009

Vamos continuar a série gráficos

Eu pretendo explicar cada pequeno detalhe de cada ponto usado aqui p/isso estou preparando tudo antes p/não deixar nenhuma informação errada,pois como eu disse de um gráfico p/outro as vezes mudam algumas coisas ou de um país p/outro também mudam alguns simbolos e eu quero que tudo fique bem claro pois eu também quero aprender corretamente se possível em vários idiomas.

Adoro gráficos depois que comecei a aprender a le-los não tem um dia que eu entre na net que não procure um, parece p/muitos um bicho de sete cabeças mas não é eu peguei estes símbolos em um blog http://www.eunnyjang.com/knit/2006/03/majoring_in_lace_part_iii.html que adoro e que eu recomendo a quem tem vontade de iniciar algum trabalho mais elaborado na linha lace, em lã ou em linha vale muito a pena dar uma passada por lá é em inglês mas tem as fotos com os gráficos simples p/ trabalhos simples e também p/alçar voos mais altos ,o outro gráfico abaixo eu nem sei de onde tirei já que passo horas buscando novos gráficos então se por acaso alguém que seja dono(a) dele passar por aquí e achar que é dono sinta se a vontade p/reclamar pelo fato de eu não dar crédito mas a verdade é que eu não sei de onde tirei e queria usa-lo para mais uma digamos decifração do enigma dos gráficos
Então vamos ver em lingagem bem simples o que quer dizer cada símbolo deste: O 1º pauzinho p/a esquerda com este monte de coisas escritas, em português quer dizer, Deslize 1deslize mais 1 depois volte p/agulha esquerda e tricote os dois juntos. Na verdade ele não tem uma tradução p/o nosso idioma o que está escrito é uma adaptação.
O outro com inclinação a direita é o famoso dois pontos juntos o primeiro tem um tipo de inclinação no trabalho, o segundo tem a inclinação inversa , algumas pessoas acham que fica igual fazer o dois juntos e não o ssk mas ele faz diferença em um trabalho portanto quando a receita pedir faça como pede. No Blog da Regina Rogers tem vídeo ensinando o SSK e muitas outras aulas de tricô. No Knittinghelp/vídeos de tricô também tem muitos vídeos
para quem não sabe e quer aprender. eu uso muito os vídeos e recomendo. Então vc passa e vê esses símbolos e ainda por cima escrito em inglês que infelizmente a maioria esmagadora não teve e não terá a chance de aprender, se não podemos aprender a falar inglês por que não aprendermos pelo menos os significados dos símbolos inseridos nos gráficos, se a gente fizer uma forcinha em pouco tempo estaremos não só lendo os gráficos como entendendo os termos em inglês, p/quem tiver interesse nos termos mais usados em inglês tem alí do lado esquerdo do blog um glossário que foi traduzido e montado pela Stella (ela trabalha como tradutora) e tirou um tempo do seu trabalho p/doar em nosso favor este grande presente que ela deu o nome de Glossarin, ela faz parte do grupo café tricô e grupo Montricot. Por Sua vez a Regina Rogers que Mora na California e tem o maravilhoso blog que nos ensina em português as muitas coisas que queremos entender e não conseguimos viu o valor que tinha o famoso glossarim da Stella e organizou em arquivo PDF com a permissão da Stella e o colocou na internet p/quantas brasileiras (os) que quiserem consulta-lo e aprender os termos usados lá fora p/ o tricô
o que estão querendo nos dizer com esses síbolos?. Vale muito a pena estudar.

BO: bind off = ARREMATAR O TRICÔ
CO: cast on POR PONTOS NA AGULHA
K: knit trabalhe em ponto meia ou seja knit quer dizer o nosso ponto meia
K2tog:= 2 pjtos EM MEIA
sk2p = a left-slanting double decrease - diminuição dupla inclinada para a esquerda
P: purl =Ponto em tricô
K2tog, =2 PONTOS JUNTOS em meia
YO: yarn over = a laçada
purl 2 together – p2tog = 2 juntos em tricô
S1 (ou: Slip 1), 2tog, PSSO (pass slipped stitch over = passe o ponto sem fazer por cima) 1 sem fazer, 2j em meia, derrube o ponto sem fazer por cima do tricotado — ou seja: 1 mate duplo em meia.
Tem muita coisa ainda p/ser dita sobre todos esses símbolos e é p/ser levado á sério então p/não começar a fazer besteira fico por aqui mas vou continuar a mexer neste assunto que muito me interessa e sei que interessa p/muitas pessoas que querem levar á serio o assunto tricô.

5 comentários:

Sandra - Tricô e mais Tricô disse...

Geni achei o post muito bacana. Muita informação legal e útil com certeza.
Beijos

disse...

Adorei seu post!! Será de grande ajuda pra inúmeras tricoteiras:)) Tudo bem explicadinho...
bjinhos

Monica disse...

Oi Geni, vc é ótema, muito bom seu post!!!!!!Parabéns pela iniciativa!!!!

Enar disse...

Oi Geni!
Outro dia achei um termo numa receita, que era C2O - tu sabes o que quer dizer?

trichegege disse...

Enar eu preciso de mais dados p/ decifrar o que quer dizer este símbolo, é C20 ou C 2 0 assim separado? será que vc poderia me enviar um trechinho da receita ou uma foto do gráfico p/ eu tentar descobrir p/ vc pois eu estou pesquisando sobre gráficos em vários idiomas p/ uma postagem especial mas, nunca ví este símbolo, meu email é geni.conti@ig.com.br mande p/este email e eu vou pesquisar p/ ver se encontro e te envio a explicação.