Seguidores

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tentativa de fazer uma explicação do laço mágico

Bem vamos ver se vai sair agora, esta tentativa de fazer por fotos uma explicação do laço mágico.

Foto 1 Eu coloquei 20 pontos em uma agulha circular de 80cm. que pode ser trocada por outros tamanhos de fios.


Foto 3 Vc vai pegar os 20 pontos e vai deslizar para o fio e se vc prestar atenção dá p/ver um espaço ali no fio, então vc vai neste espaço que é a divisão dos 20 pontos ou seja 10 pontos p/cada agulha aí vc puxa o fio p/ ficar como na foto abaixo.








Aí está o laço que vai dar a forma circular ao seu trabalho, com poucos pontos em uma agulha com fio cumprido.

Feito isso vc vai puxar os pontos até a agulha como na foto abaixo e aí começa a verdade sobre como fazer o trabalho, em primeiro lugar vc olha bem a foto e vê como é preciso manter os pontos do trabalho virado na mesma posição, p/que vc não acabe de tecer e descubra que teceu torcido, essa posição que vc vê na agulha é muito importante, vou colocar no final das fotos os links dos vídeos que eu considero bom p/sanar qualquer dúvida que ainda exista, acho que as fotos com os vídeos darão complemento p/sanar qualquer dúvida.

Vc viu agora temos as duas agulhas paralelas com os pontos divididos 10 p/cada lado, então chegou a hora de pegar uma agulha p/ deixar livre para tricotar, e como se faz isso?
Pega-se a agulha do lado em que está o fio e puxa deixando os pontos em espera, como nesta foto a agulha está livre e eu posso começar a tricotar com ela.




Nesta foto dá p/ ver como estão posicionados os pontos p/ não ficarem torcidos. Veja que um bloco está no fio e um bloco está na agulha. Então agora mãos a obra, é só introduzir a agulha da mão direita na agulha da mão esquerda e começar a tricotar até o fim dos 10 pontos.




Terminados os 10 pontos vc vai puxar a outra agulha da mesma forma que vc fez antes ou como vc vê nas fotos abaixo.









Aqui vc vê um vídeo com o laço magico em inglês mas as imagens estão claras e dá p/vizualizar bem há uns cortes em que a tela fica escura mas continue vendo pois ela explica bem e dá p/ter uma ideia e complementa as fotos
http://www.youtube.com/watch?v=D6WjsTMALu0&feature=related
aqui há outro vídeo que também explica muito bem o que precisa ser feito.
Mais outro, o que dá uma variação muito grande p/ver como é possível trabalhar com tão poucos pontos em agulha de fio longo. Existem ali do lado esquerdo do blog mais endereços que fazem o laço magico, como por exemplo o blog de Regina Rogers que é em português, eu sugiro a quem quiser realmente aprender tirar um dia em que tiver sossegada e com tempo, que deixe os vídeos carregarem primeiro e assista no Replay pois aí a aula não vai ficar picotada isso é p/quem não tem a banda larga que as vezes vira banda lerda. Tenho certeza que com os vídeos e as minhas humildes fotos quem tiver paciência vai aprender, afinal se eu aprendi quem não aprende.








15 comentários:

disse...

Geni, ficou perfeito seu tutorial! Tá super explicado; brigadinha :))
bjos

vicky disse...

Eu adorei essa explicação e as fotos, dá para entender tudo direitinho, esse laço mágico é tudo de bom, agora tenho que comprar uma circular bemmmmm comprida, realmente facilita muito viu :-)
Beijocas
Vicky

Anônimo disse...

Olá! Agradeço também pela visita e igualmente pela dica. Assim que entrar de férias(novembro) tentarei aprender sobre fazer meias utilizando o seu blog.
Grande beijo,
Path

Anônimo disse...

Voce é um docinho de côco de generozidade e carinho.
Te adoooooooooooooro.
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Monica disse...

Tá ótemo Geni, muito bom mesmo!!!Parabéns!!!
bjos

elaine masc. disse...

qta.gentileza e dedicação, Geni,obrigado pelas dicas.foi muito util(chi...agora q.diminui o cordão de m\ag.).bjs.

Marcia Quadrado disse...

Parabéns pela iniciativa. Ficou muito boa sua explicação. Precisamos de pessoas que façam o que você fez, dar a explicação das coisas em bom e claro português.
Bjs,
Marcia Quadrado

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Tá muito boma as suas explicações.bjtos.Nile.

Danila T e C disse...

Melhor que essa explicação só se vc for na casa de cada de uma de nós dar aulas! rsrsrs Obrigada pela disposição em ensinar Geni, Parabéns!

A Tecelã disse...

Geni, que gentil!
Esse laço magico sempre foi meu bicho papão, pois sou do tempo em que só existia agulhas retas,hehehe.
Sua explicação com as fotos ficou uma beleza.
Só restou uma duvida-de-iniciante: posso usar agulhas de 40cm ou bem cumprida?
Beijos
Marcia

Anônimo disse...

Olá!
Só hoje vi o seu comentário com a pergunta sobre o inglês.
Eu faço ingles há 5 anos, mas todo esse lance de tricot em ingles tem um vocabulário muito específico. Já sei algumas coisas, mas demoro um pouco a traduzir certas receitas. As receitas em tear eu nunca procurei traduzir, mas um dia eu li uma e parecia grego...kkkkkk. Sei que a falta de tempo impede a gente de progredir em certas áreas, mas vou tentar me aperfeiçoar na tradução de receitas em breve!
Qualquer coisa estamos aí...tomara que possa ajudar.
Beijinho e um lindo fim de semana!

Anônimo disse...

Oi geni,
Peguei no seu blog o glossário das traduções. Obrigadinha! Vc é um doce!
Quando eu crescer no trico quero ser como você!
Um grande beijo,
Path

Glauco Marchezin disse...

Oi amiga!!

Uma visitinha rápida para desejar um lindo fim de semana!!!

Beijinhos no coração
Lu

PATRICIA FRANCO disse...

Oi Geni,

Estou passando para te dizer que no meu blog tem um selinho especial pra você e uma brincadeirinha para continuarmos amigas das nossas amigas.
Com carinho,
Path Pimentinha

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Somos da empresa H.Marin e produzimos fios diferenciados com viscose e algodão reciclado, que proporcionarão maior qualidade e toque agradavel aos seus trabalhos artesanais.
Entre em contato conosco, através do e-mail atendimento@hmarin.com.br, para receber um conjunto de pequenas amostras de nossos fios.
Visite também nosso site www.hmarin.com.br e conheça nossa variedade de produtos e cores.
Atenciosamente,
Equipe H.Marin