Foto 1 Eu coloquei 20 pontos em uma agulha circular de 80cm. que pode ser trocada por outros tamanhos de fios.
Foto 3 Vc vai pegar os 20 pontos e vai deslizar para o fio e se vc prestar atenção dá p/ver um espaço ali no fio, então vc vai neste espaço que é a divisão dos 20 pontos ou seja 10 pontos p/cada agulha aí vc puxa o fio p/ ficar como na foto abaixo.
Aí está o laço que vai dar a forma circular ao seu trabalho, com poucos pontos em uma agulha com fio cumprido.
Pega-se a agulha do lado em que está o fio e puxa deixando os pontos em espera, como nesta foto a agulha está livre e eu posso começar a tricotar com ela. 

Nesta foto dá p/ ver como estão posicionados os pontos p/ não ficarem torcidos. Veja que um bloco está no fio e um bloco está na agulha.
Então agora mãos a obra, é só introduzir a agulha da mão direita na agulha da mão esquerda e começar a tricotar até o fim dos 10 pontos.


Terminados os 10 pontos vc vai puxar a outra agulha da mesma forma que vc fez antes ou como vc vê nas fotos abaixo.





Aqui vc vê um vídeo com o laço magico em inglês mas as imagens estão claras e dá p/vizualizar bem há uns cortes em que a tela fica escura mas continue vendo pois ela explica bem e dá p/ter uma ideia e complementa as fotos
http://www.youtube.com/watch?v=D6WjsTMALu0&feature=related
Terminados os 10 pontos vc vai puxar a outra agulha da mesma forma que vc fez antes ou como vc vê nas fotos abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=D6WjsTMALu0&feature=related
aqui há outro vídeo que também explica muito bem o que precisa ser feito.
Mais outro, o que dá uma variação muito grande p/ver como é possível trabalhar com tão poucos pontos em agulha de fio longo. Existem ali do lado esquerdo do blog mais endereços que fazem o laço magico, como por exemplo o blog de Regina Rogers que é em português, eu sugiro a quem quiser realmente aprender tirar um dia em que tiver sossegada e com tempo, que deixe os vídeos carregarem primeiro e assista no Replay pois aí a aula não vai ficar picotada isso é p/quem não tem a banda larga que as vezes vira banda lerda. Tenho certeza que com os vídeos e as minhas humildes fotos quem tiver paciência vai aprender, afinal se eu aprendi quem não aprende.